terça-feira, 15 de setembro de 2015

A alegria é a prova dos nove

    A Prova dos Nove é uma técnica utilizada em Aritmética para verificar se uma determinada operação foi feita de maneira correta. Quando escreveu o Manifesto Antropofágico, Oswald de Andrade se apropriou dessa técnica e fez uma forte crítica e também uma bela analogia: “A alegria é a prova dos nove”. A alegria vem como prova de que as operações foram feitas de maneira correta. Como prova de que fizemos as escolhas e decisões certas, de que estamos no rumo certo. Mas é claro que a alegria não é uma emoção constante, assim como a tristeza. O que tiro de essencial dessa frase, é que em um mundo onde as pessoas estão em constante e árdua busca pela felicidade, muitas vezes nos lugares errados, esse é um estado que depende mais da perspectiva de vida e das operações internas do que daquilo que estamos recebendo ou não do mundo externo. E que muitas vezes o que funciona para outras pessoas, não funciona para nós mesmos, ou até algo que já foi certo para você no passado, pode não ser no presente.
    Da mesma forma que o movimento antropofágico traz o apelo de não exaltar e valorizar exclusivamente aquela cultura que vêm de fora, do exterior, mas apropriar-se do que é positivo nela e adaptar ao nacional, cultuando e valorizando aquilo que é nosso, fica aqui o mesmo apelo para que as pessoas que buscam sentido e respostas do lado de fora, dediquem mais cuidado e tempo àquilo que está em nosso âmago, e trazendo para si tudo aquilo que vê de bom nas pessoas e no mundo.
    Por isso, resolvi trazer para esse blog o que eu encontrar sobre o tema, sobre a prática da alegria, felicidade e do olhar interno como uma filosofia de vida, que é também a forma como eu encaro a minha espiritualidade. As pesquisas que se tem sobre o assunto, os métodos, o que se fala sobre nas artes e também a partir do que eu observo. Espero assim conseguir me lembrar constantemente dessas informações e mensagens e também ajudar as pessoas que assim como eu estão em busca de uma vida mais leve, alegre e repleta de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário