sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Minha relação com espiritualidade e religião

    Eu nunca fui uma pessoa religiosa, apesar de ter sido educada nos padrões Católicos tanto em casa quanto na escola. Levei dessa educação muitos valores, que hoje já são completamente intrínsecos à minha pessoa, e por isso sou muito grata, mas além disso nunca senti uma conexão muito forte com a religião.
    Sempre fui uma pessoa muito curiosa, aberta e que gosta de aprender, e fui cada vez mais me interessando por alguns aspectos de diversas religiões, misticismos e pela busca por uma espiritualidade que fizesse sentido para mim. Estudante de Psicologia, o interesse por arquétipos começou desde cedo, e me levou a buscar mais sobre o Candomblé e seus Orixás, me levou também ao estudo e encanto pelas cartas do tarô, como falarei mais adiante. A mente inquieta e que não para e a necessidade de encontro de equilíbrio mental e corpóreo me aproximou de muitos conceitos do Budismo. Me aproximou da meditação e das práticas de Yoga.
    Eu encaro a espiritualidade, pessoalmente, como a uma busca por sentido de vida, por autoconhecimento e contato com a minha essência. Como uma forma de me conhecer e de me reconhecer como ser humano, imperfeito, mas com um desejo muito grande de melhorar e de crescer. E para estar em dia com esse meu conceito de espiritualidade, eu faço uso dos materiais que julgo certos para mim, da mesma forma que muitas pessoas fazem uso das crenças e práticas religiosas para elevação espiritual.
    Acredito então que as religiões são muito positivas, para seus fiéis e praticantes, mas que não são a única maneira de se espiritualizar, e que cada pessoa deve fazer uso do seu livre arbítrio para encontrar aquilo que faz mais sentido para si. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário